Benefícios da Estética Facial Não Invasiva

Como é vulgarmente sabido, envelhecer faz parte de todos os seres vivos, no entanto verifica-se na sociedade de hoje em dia, uma constante procura de novas fórmulas de beleza aliado à saúde e qualidade de vida. Ao frequentarmos um ginásio, ou simplesmente caminharmos, estamos a contribuir para uma melhor performance corporal e mental. Porém, o rosto também requer cuidados e exercícios físicos bem orientados, para melhor combinar com o bom condicionamento físico.

 

Com o avançar da idade ocorre uma perda progressiva da elasticidade da pele e os sulcos transitórios originados pela contração, por vezes exagerada, dos músculos da mímica facial refletem-se terminantemente no rosto.

Os grandes responsáveis pelas expressões faciais são os músculos da face. Estes movimentam-se não só respondendo a estímulos externos, mas também quando exprimimos as nossas emoções, tais como, preocupação, alegria, dor, surpresa ou angústia.

 

Neste contexto, observa-se um estreito relacionamento entre as marcas e linhas de expressão ao redor da boca, olhos e testa e o uso da musculatura oral, uma vez que as rugas indesejáveis podem ser resultantes de posturas e movimentos repetidos realizados pela mastigação, deglutição, respiração e fala. Além disso, as rugas podem sofrer influência da tensão exagerada dos músculos da face.

 

A Terapia da Fala aplicada à estética facial é uma área recente e ainda pouco divulgada em Portugal, mas que tem vindo a alcançar grande relevância com bons resultados no combate aos sinais de envelhecimento, promovendo assim um rejuvenescimento da face de forma natural, sem dor e de forma não invasiva.

 

Através da aplicação de técnicas de relaxamento, alongamentos e de exercícios de força e de resistência nos músculos do rosto, a Estética facial não invasiva, no âmbito da Terapia da fala, está indicada para aqueles que procuram a prevenção, o rejuvenescimento, a saúde e o bem-estar, bem como o aperfeiçoamento muscular na pré e pós-cirurgia plástica.

 

Apresenta como benefícios:

 

– Fortalecimento, sustentação e definição da face;

– Eliminação/atenuação das rugas e linhas de expressão;

– Melhoria da irrigação sanguínea e oxigenação da pele;

– Alívio da expressão de cansaço;

– Dissolução dos pontos de tensão;

– Melhoria do tónus muscular;

– Amenização das bolsas sob os olhos e olheiras;

– Aquisição de hábitos orofaciais e posturais saudáveis (maior consciencialização).

Salienta-se que o objetivo desta intervenção não é erradicar os sinais do envelhecimento, mas sim, atenuá-los e retardá-los.

 

 

@Tânia Freitas – Terapeuta da Fala