Qual a diferença entre a fisioterapia e a fisioterapia neurológica?

A fisioterapia é um ramo da área da saúde, mais concretamente, da área de medicina de medicina física e de reabilitação, cujo foco se encontra na reabilitação funcional das pessoas, promovendo a sua independência funcional. Tal é efectuado através de técnicas de avaliação subjectiva e objectiva/física que permitem estabelecer um diagnóstico funcional relativa à condição do utente. Esta ciência utiliza várias correntes de intervenção apropriadas para lesões e/ou patologias ortopédicas, respiratórias, musculares, oncológicas, de saúde mental e de saúde pélvica. Esta visa alcançar não só melhorias na reabilitação funcional bem como na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e auto-estima dos utentes.

A neurofisioterapia, também conhecida como fisioterapia neurológica é a área da fisioterapia que se dedica ao estudo, avaliação e reabilitação de pessoas com patologias e/ou lesões neurológicas. Esta ciência procura reabilitar os utentes não só do ponto de vista funcional (equilíbrio, quedas, coordenação, marcha, postura, escrita, dor, entre outros) como também da qualidade de vida, interacção/participação social, actuando também ao nível do  (atenção, memória associativa, fluência do raciocínio)e bem-estar mental destas pessoas.

A nossa intervenção baseia-se num princípio de um neurofisioterapeuta para um utente, por sessão de forma a optimizar as potencialidades de recuperação do doente neurológico. Esta intervenção envolve, sempre um trabalho multidisciplinar, não só com os restantes profissionais de equipa como também com os próprios cuidadores dos utentes neurológicos.