combata o frio através da alimentação

Como combater o frio através da alimentação?

- Faça refeições mais frequentes e mais leves, evitando estar mais de 3 horas em jejum.

- Não se esqueça de beber água! O tempo frio e seco também favorece a desidratação, portanto, manter-se hidratado é fundamental.

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. O seu consumo está associado a vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.

- Opte por bebidas quentes, como infusões ou tisanas sem adição de açúcar.

- As sopas são também uma mais valia, pois além de quentes e reconfortantes, são saciantes devido ao seu conteúdo em fibra proveniente dos legumes.

- Consuma frutos e hortícolas da época, estes são ricos em micronutrientes que ajudam a reforçar o sistema imunitário no combate a doenças e infeções típicas desta altura do ano.

- Pode trocar as saladas frias por legumes confecionados: cozidos, grelhados, estufados ou salteados com um fio de azeite.

- Se conservar a fruta no frigorífico, retire-a antecipadamente para que fique à temperatura ambiente. Pode ainda cozer ou assar a fruta, mas sem adicionar açúcar.

- Nesta época a exposição solar diminui substancialmente, por isso, aumente o consumo de fontes alimentares de vitamina D: peixes gordos (sardinha, atum, salmão e cavala), vísceras (fígado), ovos, leite, iogurte e manteiga.