REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

A nossa reabilitação neurológica passa por uma abordagem multidisciplinar diferenciando-se pela especificidade da intervenção direccionada para as diversas patologias neurológicas, com recurso a técnicas internacionais baseadas nas mais recentes guidelines.

iconeNeurofisioterapia
Neurofisioterapia

Fisioterapia aplicada a condições neurológicas. Segue a evidência científica mais atual e os programas internacionais específicos para cada patologia neurológica. Inúmeros estudos demonstram que estes programas melhoram positivamente, em 40% a 50%, a capacidade funcional e o desempenho motor.

iconeTF
Terapia da Fala

A área da neurologia a Terapia da Fala atua nas alterações visuais, auditivas, motoras e sensitivas dos membros superiores e/ou inferiores, problemas emocionais e sociais, apresentando alterações ao nível da fala, linguagem, voz, motricidade orofacial e deglutição.

iconepsico
Psicologia Clínica – Doentes Neurológicos

Intervenção em pacientes com doenças Neurológicas: Problemas em aceitar a doença neurológica quer por parte do doente , quer do cuidador; Dificuldade e adaptar a novas realidades e/ou lidar com sintomatologia inerente à doença neurológica; Dificuldade em lidar com a incapacidade de realizar projectos/planos idealizados para esta fase da vida;

iconepsico
Psicologia Clínica – Apoio ao Cuidador 

Visa capacitar os familiares/cuidadores a conviver com a situação patológica, passando pela: construção de estratégias de superação das dificuldades associadas.

iconeEC
Estimulação Cognitiva

estimulação cognitiva visa diminuir e/ou superar as dificuldades cognitivas resultantes de lesões neurológicas, patologias degenerativas ou outras. É realizada através de programas de reabilitação neurocognitiva como os jogos e outras atividades ocupacionais. Os jogos têm duas variantes: a aprendizagem ou a reaprendizagem e proporcionam simultaneamente uma terapia aliciante para os utentes

iconenutroi
Nutrição 

Uma Nutrição adequada na Doença de Parkinson e outras doenças do movimento tem inúmeros efeitos positivos na prevenção e tratamento de situações clínicas, tais como: Disfagia, Desnutrição; Perda de peso súbita, Desidratação; Xerostomia (boca seca); Perda de apetite; Obstipação; Náuseas e vómitos.

iconeAulaRitmo
Aula de Ritmo para doentes Neurológicos

Esta aula apresenta inúmeros benefícios: autoestima; Concentração; Capacidades comunicativas; Stress; Ansiedade; Isolamento Social; Dores crónicas; Depressão

iconeTF
Tertúlias para Cuidadores