Terapia da Fala na área da Neurologia

O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pelo rastreio, avaliação, intervenção e estudo científico da comunicação humana e das perturbações relacionadas ao nível da Fala e Linguagem e também da deglutição.

Atua ao nível da COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, ARTICULAÇÃO, FLUÊNCIA, VOZ, DEGLUTIÇÃO E MOTRICIDADE OROFACIAL.

Na área da neurologia, para além das alterações visuais, auditivas, motoras e sensitivas dos membros superiores e/ou inferiores, problemas emocionais e sociais, os utentes poderão apresentar alterações ao nível da fala, linguagem, voz, motricidade orofacial e deglutição, sendo por isso indispensável a intervenção de um Terapeuta da Fala.

Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's), Traumatismos Crânio Encefálicos (TCE), paralisias cerebrais, aneurismas, doenças neuromusculares, doenças degenerativas (Alzheimer, Parkinson, Esclerosa Lateral Amiotrófica, etc.), são alguns exemplos dessas doenças.

A eficácia da reabilitação dependerá de indicadores clínicos, instrumentais, nutricionais e funcionais, bem como da adesão e cooperação tanto do paciente como da família à terapia.

O principal objetivo do Terapeuta da Fala é potenciar a máxima funcionalidade da pessoa no seu dia-a-dia, dando-lhe assim a melhor qualidade de vida possível.

terapia da fala